Campos Elíseos - PPP

Governo do Estado de São Paulo vai construir novo centro  administrativo em Campos Elíseos




Sobre a Obra:


O projeto Centro Administrativo Campos Elíseos é uma iniciativa do Governo de São Paulo para construir um novo centro administrativo na região central da capital, com o objetivo de centralizar cerca de 22,7 mil servidores que hoje estão espalhados por mais de 40 prédios.


Segundo o Governo do Estado, o objetivo desse projeto é reunir diversas secretarias e órgãos estaduais em um único complexo para aumentar a eficiência e reduzir custos, a restauração de 17 imóveis históricos tombados e a criação de novas áreas verdes no Parque Princesa Isabel. Infraestrutura e Lazer: O novo espaço contará com auditório, teatro, salas multiuso e áreas de lazer, além de melhorias na infraestrutura do entorno, como a realocação do Terminal Princesa Isabel. 


O complexo terá sete edifícios e dez torres, além de espaços como teatro e auditórios, os pavimentos térreos dos novos edifícios serão destinados a comércio, serviços e áreas de convivência, com o objetivo de dinamizar a região. Esse projeto terá a parceria público-privada (PPP), a construção e manutenção do complexo serão realizadas por uma empresa privada, com o governo pagando uma contraprestação mensal por 30 anos e o início da construção está prevista para 2026 e finalizando a obra em 2030.


As Desapropriações:


O projeto do novo centro administrativo do Governo de São Paulo, no Campos Elíseos, prevê a desapropriação de aproximadamente 230 imóveis, além da demolição de 67 imóveis, cerca de 600 famílias (ou 800 pessoas) que residem ou tem comércio nas áreas que serão demolidas.


Proprietários dos imóveis que serão desapropriados, dizem estarem preocupados com a possível subavaliação de seus imóveis e a perda da moradia/comércio na região. O governo informou que um laudo, uma avaliação e negociações com os proprietários serão realizados para definir os valores e a forma da desapropriação. 

Lista de serviços