Túnel Submerso
Santos - Guarujá
Governo do Estado de São Paulo vai construir túnel submerso ligando Santos à Guarujá
Sobre o Projeto:
O túnel terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos, será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá.
O projeto do Túnel Submerso ligando os municípios de Santos e Guarujá está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em R$ 5,78 bilhões. A futura empresa será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. A solução não limita o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.
O projeto é uma demanda antiga da população que vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas.
Os estudos foram realizados pela Companhia Paulista de Parcerias com o apoio da FIPE. O projeto-executivo do empreendimento foi validado por duas consultorias internacionais especializadas em projetos de alta complexidade de engenharia e já possui licença ambiental prévia.
Desapropriações:
A construção do túnel Santos-Guarujá prevê a desapropriação de cerca de 1000 famílias que vivem no entorno do projeto, nas cidades de Santos e Guarujá. O Governo de São Paulo propôs que as famílias afetadas podem optar por moradias construídas, CDHU, ou receber compensações financeiras para se mudarem.
A APS (Autoridade Portuária de Santos), publicou uma nota em seu site destacando que a
"garantia da justa indenização aos expropriados correspondam ao valor de mercado no momento da desapropriação."


